Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2139/slider/1dddf628b428bcd69b88ef8239cc10ec.jpg
Shakira critica políticas migratórias dos EUA e diz que imigrantes vivem “em constante medo”
Por Enrique Brazil
Publicado em 16/06/2025 14:28
Música

Shakira critica políticas migratórias dos EUA e diz que imigrantes vivem “em constante medo”

A cantora Shakira fez duras críticas à atual situação dos imigrantes nos Estados Unidos, afirmando que viver no país hoje “significa viver em constante medo”. Em entrevista à BBC, a artista colombiana refletiu sobre as mudanças enfrentadas por quem, como ela, deixou sua terra natal em busca de oportunidades.

Eu tinha apenas 19 anos quando cheguei aos EUA, assim como muitos imigrantes colombianos que vêm em busca de um futuro melhor”, relembrou a cantora, que se mudou para Miami nos anos 1990. “Naquela época, eu estava cercada de dicionários espanhol-inglês e sinônimos, porque ainda não existia Google nem ChatGPT. Tudo era muito mais precário”, contou. Para aprimorar seu inglês, Shakira ouvia artistas como Leonard Cohen e Bob Dylan.

Hoje, ela afirma que a realidade dos imigrantes no país é angustiante. “É doloroso presenciar a forma como muitas pessoas estão sendo tratadas. Agora, mais do que nunca, precisamos estar unidos. As leis podem mudar, mas o tratamento às pessoas deve sempre ser humano”, defendeu.

Essa não é a primeira vez que Shakira se posiciona publicamente sobre o tema. Durante a cerimônia do Grammy 2024, ao receber o prêmio pelo álbum Las Mujeres Ya No Lloran, ela dedicou a vitória aos imigrantes:

Quero dedicar esse prêmio a todos os meus irmãos e irmãs imigrantes neste país. Vocês são amados, têm valor, e eu sempre lutarei com vocês.”

Outros artistas também têm se manifestado recentemente contra as políticas migratórias dos EUA, especialmente com o fortalecimento do discurso conservador atribuído ao ex-presidente Donald Trump.

A cantora Olivia Rodrigo, por exemplo, escreveu em suas redes sociais:

Los Angeles simplesmente não existiria sem imigrantes. Tratar membros trabalhadores da comunidade com tão pouco respeito, empatia e devido processo legal é horrível. Eu apoio a bela e diversa comunidade de Los Angeles e os imigrantes em todos os Estados Unidos.

Além dela, nomes como Billie Joe Armstrong (vocalista do Green Day) e a rapper Doechii também se pronunciaram em apoio à comunidade imigrante, em meio a protestos e manifestações que têm ocorrido em várias partes do país.

Comentários