O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quarta-feira (17) que não pretende entrar em guerra com a Europa e acusou países ocidentais de promoverem “histeria” e difundirem “mentiras” sobre um suposto confronto iminente.
Segundo Putin, caso a Ucrânia e seus aliados abandonem as negociações de paz, a Rússia passará a conquistar militarmente os territórios que reivindica.
“Na Europa, a população está sendo condicionada pelo medo de um confronto inevitável com a Rússia, sob o argumento de que é preciso se preparar para uma grande guerra. Isso apenas alimenta ainda mais a histeria”, afirmou.
O presidente russo reiterou que a ideia de uma ameaça russa aos países europeus é falsa. “Já disse isso muitas vezes: é mentira, um absurdo completo, um total disparate essa história de uma suposta ameaça russa à Europa”, disse.
Putin também acusou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de reforçar e modernizar suas capacidades ofensivas, incluindo o desenvolvimento e a instalação de novos tipos de armamentos, até mesmo no espaço.