O Grêmio anunciou na noite desta sexta-feira (12) a contratação do técnico português Luis Castro para substituir Mano Menezes. O contrato firmado entre as partes é válido até o fim de 2027.
Uma reunião decisiva entre a diretoria tricolor e o treinador selou o acordo, com alinhamento especialmente sobre o projeto esportivo. Para retornar ao futebol brasileiro, Castro solicitou autonomia para participar também do desenvolvimento das categorias de base, com o objetivo de implantar um trabalho integrado e consistente em todos os níveis do clube.
Esta será a segunda passagem de Luis Castro pelo Brasil. Ele comandou o Botafogo entre 2022 e 2023. Aos 64 anos, o treinador ainda não tem data definida para chegar a Porto Alegre. Atualmente, ele está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde reside com a família.
Castro estava disponível no mercado desde o início de novembro, após deixar o Al Wasl, da Arábia Saudita, clube que dirigia desde julho. Antes disso, teve passagem marcante pelo Al Nassr, onde trabalhou com Cristiano Ronaldo e conquistou a Liga dos Campeões Árabes em 2023, além de sua trajetória no Botafogo.
Para a nova comissão técnica do Grêmio, o português trará seis profissionais: Vitor Severino (auxiliar técnico), Nuno Baptista e Pedro Mané (analistas), Betinho e Nuno Cerdeira (preparadores físicos) e Daniel Correia (preparador de goleiros).
Natural de Portugal, Luís Manuel Ribeiro Castro iniciou a carreira como treinador no Águeda. Ao longo dos anos, acumulou passagens por clubes como Mealhada, Estarreja, Porto, Rio Ave, Chaves, Vitória de Guimarães, Shakhtar Donetsk, Al-Duhail, Botafogo, Al-Nassr e Al Wasl.
No Botafogo, sua saída no meio da temporada de 2023 gerou controvérsia entre os torcedores, especialmente pela ida ao futebol saudita. Ao todo, comandou o clube carioca em 79 partidas, somando 42 vitórias, 15 empates e 22 derrotas.