Um forte terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão na madrugada desta segunda-feira (3), causando ao menos 20 mortes e mais de 500 feridos, segundo autoridades locais.
O epicentro foi registrado próximo à cidade de Mazar-e Sharif, a cerca de 28 quilômetros de profundidade, conforme informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A cidade, que abriga cerca de 523 mil habitantes, foi a mais afetada pelo tremor.
De acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde afegão, Sharfat Zaman, o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas, à medida que as equipes de resgate alcançam áreas remotas nas províncias de Balkh e Aybak.
Equipes da Cruz Vermelha atuam no resgate de pessoas presas sob os escombros, enquanto diversas construções foram completamente destruídas.
Situado em uma das regiões sísmicas mais ativas do planeta, entre as placas tectônicas Indiana e Eurasiática, o Afeganistão é extremamente vulnerável a terremotos. Em agosto, um abalo semelhante e seus tremores secundários deixaram mais de 2,2 mil mortos e milhares de feridos no país.