O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva participaram, nesta segunda-feira (13), de uma audiência com o papa Leão XIV, no Vaticano. Também estiveram presentes ministros e representantes do governo brasileiro. Este foi o primeiro encontro entre o chefe de Estado brasileiro e o novo pontífice, que assumiu o comando da Igreja Católica em maio, sucedendo o papa Francisco.
Nas redes sociais, Lula destacou o teor da conversa com o papa, centrada em temas como fé, religião, desigualdade social e os desafios globais da atualidade.
“Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade, o papa Leão XIV, no Vaticano. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo. Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e pela mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres”, afirmou o presidente.
Lula também relatou ter compartilhado com o pontífice suas experiências com líderes religiosos brasileiros, como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler. Segundo o presidente, essas relações foram fundamentais para sua formação e visão de mundo.
Durante o encontro, Lula convidou o papa a participar da COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025.
“Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazônia. Por conta do Jubileu, o papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, explicou o presidente.
Segundo Lula, o papa manifestou o desejo de visitar o Brasil “no momento oportuno”, o que foi recebido com entusiasmo pela comitiva brasileira.
Acompanharam o presidente na audiência: Janja Lula da Silva; os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário); a senadora Ana Paula Lobato; a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá; e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.
Lula chegou a Roma (Itália) no domingo (12), onde participa da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).