O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta sexta-feira (10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá escolher o sucessor de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) após retornar de viagem à Itália
Lula embarca neste sábado (11) para Roma, onde participará do Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), na segunda-feira (13). O retorno ao Brasil está previsto para o mesmo dia.
“Essas decisões precisam ser rápidas, mas bem ponderadas. O presidente tem o tempo dele. Ele tem uma viagem marcada para o exterior e creio que, na volta, isso deve ser decidido”, afirmou Lewandowski durante evento com empresários em Belém (PA).
Ex-ministro do STF entre 2006 e 2023, Lewandowski elogiou o colega que deixa a Corte. “O ministro Barroso desempenhou um excelente trabalho no Supremo. Foi um ótimo colega, um intelectual de proa, e vai fazer falta. Todos aprendemos muito com ele”, destacou.
Luís Roberto Barroso, de 67 anos, anunciou na última quinta-feira (8) sua aposentadoria antecipada do Supremo. Ele poderia permanecer no cargo até os 75 anos, idade limite para os ministros do tribunal.